_ ALL /

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Todas as estrelas ✨




Essa não é uma postagem sobre publicidade. Embora eu bem que gostaria de estar ganhando um dinheiro extra, mas confesso que não levo jeito para isso.
Mas não é sobre isso que quero falar.

Há poucos dias comprei um All Star — esse mesmo da foto. Achei tão lindo! Ele me trouxe de volta lembranças dos outros que tive na adolescência.
Meu primeiro All Star foi o clássico preto com listra branca. Eu adorava aquele tênis e não o tirava do pé por nada: usava na escola, em festas, na igreja… O tempo passou, ele foi ficando velho e desbotado, mas eu não tinha coragem de jogar fora. Então, junto com uma amiga, resolvemos customizar nossos pares. E, como minha alma pedagoga sempre foi aflorada, escolhi o glitter prateado para dar o “UP” que ele precisava. Usei até ele furar e não ter outra opção a não ser o lixo.

Quando saiu a música Matriz, da banda Ramirez, eu jurava que a letra me descrevia por completo — só pelo fato de citar o All Star e o lápis preto no olho, algo que eu usava sempre. Até hoje gosto da vibe dessa música e das boas lembranças que ela me traz, assim como do meu All Star preto.

Comprei um outro All Star xadrez depois, bem diferente do "pretinho básico". Esse era claro, como esse da foto, bem lindinho também, e esse me acompanhou do fim do ensino médio até a faculdade. Usei muito esse tênis também, mas não era a mesma coisa. Parece quer aquele All Star preto tinha algo mais. Algo que me deixava mais segura, mais firme e feliz.

Agora, aos 34 anos, ao sentir vontade de ter novamente um All Star, revivi aquela sensação de quando era adolescente — mas de uma forma diferente.
Hoje, ao calçar meu novo All Star “off white”, percebo que amadureci e realizei muitos sonhos e objetivos que tinha naquela época do “pretinho básico”: faculdade, casamento, casa própria, emprego… além de tantos outros menores, mas igualmente importantes.

Marquis Mills Converse e Charles Chuck Taylor foram ousados ao batizar o tênis de All Star, numa referência aos grandes astros do basquete. Mal sabiam eles que, pouco tempo depois, seriam os astros do rock a usar e impulsionar a marca. Talvez eles nem tenham pensado no peso das palavras, mas fez todo sentido: afinal, “todas as estrelas” usaram e eternizaram o sucesso do modelo até hoje.

E esse é exatamente o meu sentimento: alcançar todas as estrelas! Mesmo que eu não consiga conquistá-las, sei que a luz que as faz brilhar nunca se apagará e não deixará meus sonhos morrerem — e, se for preciso, Deus substituirá alguns sonhos por outros.

Não sou estrela do rock nem celebridade, mas me sinto no direito de me sentir como uma quando calço meu All Star. Porque é assim que me sinto por ter chegado até aqui, e por tudo o que vivi até agora.
E seguimos…

Reach all the stars! ✨ 

sexta-feira, 4 de julho de 2025

A arte da frescura

 




Peço desculpas. O título original deste texto seria “Como ser chique”. Mas chique virou uma palavra brega. As pessoas ricas e sofisticadas gostam de dizer que são simples. Tenho uma amiga dona de um conversível de luxo. Sempre diz:

– Só tenho esse carro porque gosto de sentir o vento na cara, o contato com a natureza.

Mentira. Para sentir o ventinho, bastava arrumar um leque de papel. O conversível é seu segundo carro. O primeiro, obviamente, é blindado. Quem usa a palavra chique hoje em dia é gente de classe média. Existe um truque para parecer sofisticado: fazer expressão de tédio, sempre. Na primeira classe ou até na executiva de um avião. O rico, que pode ter sido obrigado a ir na executiva por falta de primeira, só aceita água. Oferecem todos os vinhos maravilhosos, ele faz ar de exaustão e fica na água com a saladinha – porque rico não come, faz regime o tempo todo. Classe média é aquele que se atira em todos os vinhos, aperitivos, itens do menu. O rico coloca a máscara preta nos olhos, toma um calmante e dorme até o pouso. Recentemente fui a um restaurante francês, o Ambroisie, um dos melhores de Paris. Comi ovo pochè com caviar, me deliciei, espalhei gema no rosto, lambi o prato. E ainda pus uma foto no Instagram. Uma pobreza, reconheço. Alguém sofisticado olharia o prato com desprezo e mandaria trocar, usando algum pretexto, como não gostar de gema mole.

Mandar trocar é outro item de sofisticação. Você já viu alguém degustar o vinho e devolver no restaurante? Ninguém tem coragem, se servirem vinagre, nós, pobres tímidos de classe média, brindamos e fingimos que está bom. Não conheço vinho, mas, como fico sem jeito de confessar essa falha, digo que está bom. Todo mundo é um pouco assim. Menos o rico, que realmente conhece a uva e a safra. Devolve a garrafa e faz o restaurante arcar com o preju. Para fazer o gênero simples, como manda o cânone da riqueza, um milionário conhecido meu diz que adora comida caseira:

– Para mim, feijão com arroz e pastel é a melhor comida do mundo!

E ainda pensa que a gente acredita! Outra amiga milionária apareceu numa festa com um par de brincos enormes. Agitando os dedos com diamantes, contou que havia comprado na 25 de Março, onde passara o dia – para quem não é de São Paulo, a 25 é uma rua de comércio bem popular. Imaginei a rica cercada de seguranças no meio dos camelôs. Devem ter pensado que era alguma nova candidata à Presidência fazendo comício.
A arte da frescura é cheia de armadilhas. Os realmente sofisticados têm um universo particular. Dia desses vi uma bolsa de quase R$ 200 mil. Juro, 200 mil. É de uma grife famosa, toda em couro de crocodilo. Uma mulher exagerada pode até comprar em parcelas e desistir da entrada para a casa própria. E alucinar as amigas numa festa, exibindo o tesouro. A rica compra, enche como se fosse um sacolão. Atira em cima da mesa, como se estivesse farta da bolsa, da vida e da humanidade em geral. Gente sofisticada cria cavalos, faz festas de casamento onde é proibido fotografar, com bolos tipo esculturas, defende a ecologia e adora um casaco de pele. Há milhares de itens na vida de alguém sofisticado que você nunca conhecerá, caso não faça parte desse mundo.

Fica a dica: para parecer fino, elegante, sofisticado, vá lá, chique, só existe uma norma: a cara de tédio. Ou nojo. Está comendo e errou o talher? Bote a cara de nojo e fique cavoucando o prato como quem odeia a comida. Se o garçom perguntar se há algum problema com o prato, diga:

– Está tudo bem. É que estou sem apetite.

E faça mais cara de nojo ainda.

Há coisas que nunca se podem fazer. Roubar sabonetinho e xampu de hotel. É uma pobreza total. Pior ainda se embrulhar os sabonetinhos e der de presente. Pior do pior, é roubar sabonete de motel. Confesso, acho uma gracinha aqueles sabonetes pequenininhos. Mas onde botar? No banheiro para visitas, para ficarem sabendo que você foi em motel baranga – pelo sabonetinho se conhece o motel! Xi, foi ao que anuncia promoção de pernoite com café da manhã? Se tiver um relacionamento, vai engolir o sabonetinho quando o descobrir esquecido no porta-luvas do carro?

Mas, se você não quer ser brega, basta aparentar tédio. Ou fazer cara de nojo, como já expliquei.

Ah, sim, também não converse. Limite-se a “sim” ou “não”. Gente chique nunca está a fim de conversar. O silêncio é sofisticadíssimo.


Walcyr Carrasco

A Dieta Ideal



Sempre estive dividido entre a volúpia de comer bem e a necessidade de me alimentar com saúde. A gula venceu boa parte das batalhas. Nunca hesitei entre um camarão ao alho e óleo e um chuchu refogado. Mas a idade aumenta e o desejo de cuidar da saúde cresce. Aboli a carne de porco há anos, depois de ter lido que era a mais prejudicial. Se algum cientista dizia, devia estar certo. Abandonei os torresminhos, as linguiças, os pernis! Em minha recente viagem ao Japão, soube que pesquisadores do mundo todo estão estudando a dieta de Okinawa. É o lugar onde mais se vive no mundo. Há gente com mais de 100 anos andando de bicicleta na rua. O que eles comem rotineiramente? Carne de porco! Quase chorei de tristeza pelo tempo perdido! Lamentei-me por todos os lombos assados que desdenhei! E os ovos? Garantiam que a gema era um veneno para o colesterol. Eu adoro ovo. Mas passei a evitar. Com a maior cara de pau, o mundo científico, faz algum tempo, anunciou o contrário: ovo faz bem! Quem me devolve as omeletes não comidas?

Durante algum tempo, para melhorar o colesterol, eu tomava “água de berinjela”. Deixa-se a berinjela na água durante a noite e bebe-se em jejum. Não há maneira mais horrenda de começar o dia. No exame seguinte, meu colesterol continuava igual. Óbvio, o culpado era eu:
— Você deve ter exagerado em outras coisas. Se não fosse a berinjela, teria piorado! — acusou-me o médico alternativo.

Já cultivei uma coisa no aquário, até hoje não sei se vegetal ou animal. Era um espécime redondo que se reproduzia em placas que se colavam umas às outras. O segredo era beber daquela água todo dia, para garantir uma vida longa, saúde perfeita e inteligência aguçada. Foi moda numa certa época. Quando penso que bebia aquilo e ainda elogiava, não entendo por que não me botaram num hospício.

E a história dos radicais livres? Partem do pressuposto de que cada célula é uma “fábrica” cujo funcionamento deixa resíduos. É preciso eliminá-los com uma boa alimentação. A tese é ótima. A vilã sempre é a carne vermelha. Aconselha- se a substituição pela soja! Assim, tentei viver à base de carne de soja! Era tão gostosa como mastigar isopor! Também incorporei leite de soja.
— Você não é um bezerro! — explicou delicadamente o tal médico. — Pare com o leite de vaca.
Depois soube que o cálcio do leite animal é importante para os ossos! Em quem acredito?
A última moda em alimentação é a quinoa. Provém dos Andes e é considerada completa em termos nutricionais. Tem sabor de nada. Achava impossível algo ter sabor de coisa nenhuma, mas é o caso da quinoa. Dia desses, estava com um amigo em uma lanchonete. Ele vive de regime. Viu no menu: sanduíche de quinoa. Aconselhei: — É um alimento maravilhoso que não engorda.

Agi com boa intenção. Talvez ele gostasse. Veio um hambúrguer de quinoa frita. Duas desvantagens de uma vez: engordava por causa da fritura e só tinha gosto do óleo em que fora mergulhado! Quase perdi o amigo!

Tudo o que é delicioso parece fazer mal: batatas fritas, hambúrgueres, refrigerantes, hot-dogs, bacon e, claro, qualquer delícia feita de açúcar!

Penso na minha avó, que cozinhava com banha de porco e quase chegou aos 90. E em outras velhas que conheci. Talvez o povo do passado soubesse algo sobre alimentação que o tempo esqueceu. No mínimo, eles não viviam estressados com tantas dietas e informações. Sentiam-se felizes por desfrutar a comida. Dietas são boas. Mas acredito que o principal ingrediente para a boa saúde é a paz de espírito.

Walcyr Carrasco

Carta - Perdão

 



Essa carta é para todos aqueles que um dia me magoaram e me fizeram sentir a pior pessoa do mundo mesmo eu sabendo que não sou.
Todo mundo sabe que o perdão não é algo de fácil acesso que você encontra em uma loja de conveniência qualquer, e que na maioria das vezes vai custar muito encontrá-lo.
Perdoar dói, assim como crescer também dói. Mas hoje, mulher madura que sou, venho te entregar o meu PERDÃO

Eu te perdoo pelas vezes que me fez chorar;
Eu te perdoo pelas palavras duras, ditas sem pensar nas consequências que poderia trazer a mim;
Eu te perdoo pelas vezes que fui substituída sem ao menos ter um porquê.
Eu te perdoo pelas inúmeras atitudes que deixaram mágoas;
Eu te perdoo pelas vezes que me fez sentir inútil;
Eu te perdoo pelos momentos em que me desprezou perante outras pessoas;
Eu te perdoo pelas suas ausências nos momentos em que eu mais precisei;
Eu te perdoo pelas vezes que lhe faltou compaixão;
Eu te perdoo pela falta de interesse relacionada a minha história;
Eu te perdoo pelas vezes em que não me amou da forma que eu esperava;
Eu te perdoo pela falta de atenção para comigo;
Eu te perdoo por não validar meus sonhos;
Eu te perdoo pelas chatices que se transformaram em ranço extremo;
Eu te perdoo pelos abraços não dados mesmo sabendo que eu os precisava;
Eu te perdoo pelas vezes que fui ignorada;
Eu te perdoo pelas vezes que não fui incluída em sua vida;
Eu te perdoo pela falta de sensibilidade;
Eu te perdoo pela ingratidão;
Enfim, eu te perdoo por tudo que de alguma forma me atingiu!

Posso passar o dia listando situações que necessitam do perdão, mas essa pequena lista resume a profundidade das minhas feridas. Algumas em processo de cicatrização, outras já cicatrizadas, e outras ainda abertas, mas todas profundas!

"Ah, mas você não pode agir como um alecrim dourado!" 

E nem quero, mas tudo tem importância para mim! E sim, sou extremamente intensa! Em tudo e com tudo! E sei que não vou mudar. Posso tentar melhorar para não sofrer, mas mudar completamente e radicalmente não dá. É a minha essência!

Ao pesquisar uma imagem bonita no Pinterest que representasse o perdão, apareceu essa que inseri no post com a seguinte legenda: "Perdoar faz bem ao coração!" E faz mesmo! Ao meu que estou liberando o perdão sincero e ao seu que recebe o meu perdão.

Mas antes de tudo, EU ME PERDOO

Por todas às vezes que permiti que os pensamentos negativos viessem à tona e roubasse a cena da minha vida, e pior ainda, que se instalasse e criasse raízes tão difíceis de serem arrancadas. De achar que eu não era nada e ninguém, ou de remoer certas situações que não me levaram a lugar nenhum e nem mesmo acrescentou nada na minha vida.

O perdão é doloroso, mas gratificante! 

Hoje, faço uma simples reflexão: Se Jesus morreu em uma cruz por mim e para perdoar meus pecados, porque não encarar esse processo colocando um pouco mais de amor? Essa dor que sinto ao perdoar aqueles que um dia me machucaram, irá se transformar em gratidão. Porque de alguma forma foi aprendizado... para mim e para todos!

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Permita-se sentir! ✨


 

Não dá para viver tentando ser forte o tempo todo. Vai ter momentos que você precisa deixar a armadura de lado e se permitir sentir. Isso não te fará mais fraco, te fará mais humano!
Fale, reze, chore, grite se preciso, mas coloque para fora! Guardar para si os sentimentos nem sempre é a melhor opção. Deus nos permite sentir vários tipos de sentimentos para nos ensinar sobre a santidade… e não é fácil! É desafiador na verdade!
Esvaziar a mente e o coração não é uma tarefa fácil, às vezes é bem complexo, mas quando entregamos tudo aos pés de Jesus e nas mãos de Nossa Senhora fica mais leve! Faça esse exercício! Talvez o que falta para você se permitir sentir a paz seja aceitar que tudo tem seu tempo — até você — e deixar de lutar contra o que não pode controlar! 💭

quinta-feira, 20 de março de 2025

Transformação...




Ato de transformar(-se); Qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a; Mudança; Metamorfosear...

Viver cada processo durante a vida assusta, dá medo e nos deixa inseguros e ansiosos, mas quando entendemos que cada um deles nos traz algo novo e nos faz crescer acaba sendo gratificante vivê-los.
Passamos a infância querendo avançar para a adolescência e no meio dessa transição descobrimos sentimentos novos, sensações diferentes e assim vamos moldando nossa identidade. 
O processo de transição da adolescência para a juventude é marcado pela liberdade das escolhas que ao longo da vida poderá acarretar em consequências boas ou não tão boas para nós e assim seguimos com inúmeras descobertas.
A pouco tempo tive a oportunidade de fazer a minha transição da juventude para a vida adulta, e confesso que a intensidade dos acontecimentos fizeram com que eu amadurecesse bastante e grande parte das atitudes tomadas foram bem assertivas ao meu ver.
Amadurecer dói, mas é necessário!
Se olhar no espelho e se ver tomando uma nova forma nos impressiona e nos deixa um pouco mais críticos.
Tenho orgulho da mulher que tenho me tornado... Mais forte, centrada e temente à Deus...
Deus sabe exatamente o momento certo de cada fase e nos ensina dia após dia a viver o plano que Ele fez para a nossa vida. 
Sempre ouvi que "a menina quando deixa a boneca de lado é sinal de que está crescendo", e hoje, olhando para tudo que já vivi percebi que não preciso deixar minha criança interior por completo para me tornar mulher. Aquela menininha sonhadora sempre existirá dentro de mim e foi por ela que me tornei a mulher que sou hoje. E que bom que existem essas transições! Espero que a próxima seja motivo de grande celebração e orgulho não só para mim mas para todos que estão ao meu redor.
E Raul Seixas foi bem assertivo: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

segunda-feira, 3 de março de 2025

Carta aberta para nossa filha que está no céu...

 



Amada filha que agora estás no céu, gostaria de expressar nessas singelas palavras que lhe escrevo o sentimento que sentimos ao saber da sua existência e breve passagem na nossa vida...

Eu e seu papai ansiávamos sua chegada desde a promessa que fizemos no altar diante de Deus, Nossa Senhora, familiares e amigos. Sabíamos que você viria para completar nossa vida e aumentar ainda mais o amor entre nós, mas não esperávamos que seria tão breve.

No último dia do ano de 2024 descobrimos sua vinda. A mamãe estava se preparando para cantar na Santa Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e ao descobrirmos seu papai e eu ficamos muito felizes e emocionados, e agradecemos muito a benção que Deus estava nos dando durante a exposição do Santíssimo Sacramento. Tudo se transformou depois que vimos o positivo naqueles testes de gravidez... Nosso ano de 2025 começou da melhor forma possível!

Esperamos até o dia 02 de janeiro para fazer o exame de sangue para confirmar sua chegada, mas em nossos corações tudo já havia se confirmado. Eu e seu papai saímos do laboratório e já fomos a procura das lembrancinhas que iríamos dar aos nossos familiares ao revelar a eles a grande graça que recebemos de Deus que é você!

Rezamos o Santo Terço e revelamos a todos sobre você! Foi uma alegria sem fim! Todos se emocionaram e vibraram por sua chegada e sabíamos que ali você seria muito amada. A ficha da mamãe e do papai ainda não havia caído por completo, mas já amávamos você desde sempre!

Na primeira ultrassonografia, no dia 14/01, tivemos a suspeita de uma gestação anembrionária e o médico solicitou que realizássemos novamente uma outra ultrassonografia após 10 dias para confirmar ou descartar essa hipótese. A mamãe e o papai não sabia o que era uma gestação anembrionária e ficamos com muito medo, pois nesse tipo de gestação somente o saco gestacional aparece na  ultrassonografia. E foi apenas o que conseguimos ver naquele dia. A mamãe estava com 6 semanas e 4 dias e nessa idade gestacional já teria que ver o saco gestacional, o embrião (você) e a vesícula vitelina que se transformaria na placenta. Foi um choque enorme para eu e seu papai. Ficamos sem chão, choramos muito e com o coração em pedaços, mas entregamos tudo nas mãos de Deus e de Nossa Senhora, e esperamos os mais longos 10 dias da nossa vida.

Nós rezamos e entregamos nas mãos de quem realmente sabe o que é melhor para nós, Deus nosso Pai, e os dias passaram um pouco menos doloridos. A mamãe tinha esperança de que a idade gestacional estaria errada e que por isso não vimos você ali e nem ouvimos seu coraçãozinho. Cada dia que passava aumentava mais a nossa vontade de ter você aqui, mas sempre rezávamos para Deus: Seja feita a Tua vontade! 

Dia 24/01, o dia tão esperado por nós enfim havia chegado. O dia em que mudaria de vez nossas vidas. Fizemos a ultrassonografia e infelizmente você não apareceu ali. Confirmou-se então a gestação anembrionária, mas sabíamos que o Papai do céu queria você do lado Dele agora. Ficamos com um vazio no peito assim como estava aquele saco gestacional... Foi um dia muito difícil para eu e seu papai, doeu muito.

Não sabemos o porque da brevidade de sua passagem em nossas vidas, mas sabemos que marcou muito nossa história e nos trouxe muita alegria. Eu e seu papai estamos lidando com tudo isso com muita força e muita fé. A mamãe sente uma paz enorme no coração pois sei que você está no colo de Nossa Senhora e eu e seu papai no colo de Deus. E seguimos firmes com a esperança de um dia podermos te encontrar e pegarmos você no colo... 

Talvez tudo isso tenha acontecido para fortalecer o matrimônio do papai e da mamãe, fortalecer nossa fé, curar feridas que ainda estavam abertas ou nos dar alguma resposta, mas saiba que você sempre será amada por nós e por todos que souberam da sua existência! A vontade de Deus foi cumprida!

Como tenho certeza que você é minha filha amada? Sonhei com você alguns dias depois de tudo acontecer... Você era uma bebezinha linda com bastante cabelo que era da cor do cabelo do seu papai. Estava usando uma roupinha rosa claro com branco e suas bochechas eram enormes como as da mamãe. Nós estávamos no quarto da mamãe e do papai, e seu papai estava em pé com você no colo próximo a janela. Os raios de sol entravam através da cortina e iluminavam vocês dois, e aos meus olhos aquela era a mais bela imagem que a vida poderia ter me apresentado...

Você sempre estará em nossos corações e sempre será muito amada por nós. Você é nosso presente lindo dos céus! Muito obrigada por me tornar mãe e obrigada por fazer seu papai se tornar pai. Nós esperamos que você interceda por nós aí do céu, para que se for da vontade de Deus, em breve lhe darmos um irmãozinho ou uma irmãzinha. 

Te amamos para todo sempre! 🎔

Mamãe Laís e Papai Júnio César. 👫👼

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

10 anos depois ...

 




... de volta ao blog da minha adolescência/juventude! 

Caraca, que nostalgia tudo isso! Acessei memórias que até então estavam adormecidas dentro de mim...
O que falar para a Laís de 10 anos atrás com seus 23 anos de idade?

Para a Laís de 23 anos, 

É Laís muita coisa aconteceu nesses 10 anos... Agora no auge dos seus 33 anos muita coisa aconteceu! Vou tentar resumir para você...
Após sua formatura em Pedagogia, você conseguiu um emprego como professora no seu antigo estágio, na creche Walterci de Melo (antiga Hipoderme) e lá ficou por 5 anos... Não foi fácil mas foi um tempo de muito aprendizado. Você fez algumas amizades por lá... umas permanecem até hoje, outras o tempo se incumbiu de afastar... 
Você viveu momentos de muita alegria e viveu a vida intensamente como só você sabe viver! Claro, que teve os momentos de tristeza, de choro, de mágoas, mas tudo passou! 
Sabia que você continuou firme na sua fé e começou a ajudar no ministério de música? E você continua até hoje, mas em outra comunidade e em outra realidade... Até canto gregoriano você está aprendendo! Sem falar nos casamentos que já cantou... quem diria né? A música sempre esteve presente e claro que ela continuaria...
Ahhh, você foi no show dos seus cantores favoritos (Fresno, Mr. Gyn, Melim, Gabriel Nandes, Sandy e Júnior, RBD) e reviveu momentos de grande importância para você! Sua criança/adolescente interior amou todas as experiências vividas! 
Você viveu um momento bem tenso que assolou o mundo inteiro: a pandemia! Um vírus que matou milhões de pessoas e aterrorizou muitos lares! Graças a Deus tudo melhorou e voltou "ao normal"... mas você perdeu o emprego e ficou desesperada pois estava prestes a realizar um sonho... e o medo de não ser como sonhou te aterrorizava! Mas você não deixou de acreditar no melhor de Deus! E assim foi! Você chegou a se aventurar em áreas nada a ver com a sua de formação, mas no final deu tudo certo! 
Sabe aquele namorado que você falava que era o amor da sua vida? O Júnio César? Sim, ele é o amor da sua vida! Você realizou o seu sonho de se casar com ele após 9 anos de namoro! kkkkk. Demorou um pouquinho, mas tenha certeza que ele é a pessoa enviada por Deus para você! E seu casamento foi lindo e como Deus sonhou!
Logo depois, sua vida transformou de um jeito bem interessante! Você foi chamada para assumir um concurso público que havia feito em 2016... Sim, você é concursada do estado e trabalha na universidade onde se formou! E daí pra frente tudo mudou para melhor! Até em outro concurso do município de uma cidade próxima você foi chamada, mas não assumiu! E acho que logo será convocada novamente para o concurso da sua cidade que você fez há um tempo... rsrsrs. Vamos aguardar!
Depois do seu casamento uma nova versão de você nasceu! A fitness! E você conseguiu chegar onde nunca havia chegado! Melhorou a saúde, a autoestima e o bem estar! Às vezes tem as recaídas, mas quem não tem? O importante é não desistir jamais! 
Você conseguiu viajar para lugares que nunca imaginou que estaria um dia! Conheceu várias praias lindas e lugares interessantíssimos! É Laís, você pode dizer com autoridade que Deus pode realizar os mais belos sonhos! 
Você conheceu pessoas incríveis durante esse tempo que se tornaram amizades concretas, mas você precisou encerrar algumas amizades também. Isso fortaleceu ainda mais as amizades que você tinha e que permanecem até hoje. E isso fez com que você amadurecesse! É Laís, você cresceu...
Claro que você não ficaria de fora do time da "terapia"! Rsrsrs. sim, você tem uma psicóloga que te ajuda dia após dia a enfrentar seu emocional como uma leoa! Menina, esse tal psicológico é um negócio muito louco! Graças a Deus você faz esse acompanhamento, poque sozinha acredito que você não conseguiria! Na verdade acredito que ninguém consegue sozinho...  
Recentemente, você se tornou mãe... mas você é mãe de anjo! Deus quis levar seu bebê para junto Dele bem rapidinho, nem deu muito tempo de processar tudo que estava acontecendo... Você teve uma gravidez anembrionária! Um tipo de gravidez que não tem a evolução do embrião. Você sente a dor da perda, mas acredita que Deus tem algo maior para você e seu esposo e isso te levanta e faz continuar a viver com mais força. Talvez você precisasse amadurecer na fé, fortalecer seu casamento, curar feridas que ainda estão abertas... não sabemos o real motivo de tudo acontecer, mas sabemos que a graça que Deus está preparando é estrondosa! Você está experimentando uma paz que não há como explicar, só sei que vem de Deus... não tenho dúvidas! 
E você não para de agradecer a Deus por tudo! Tudo é benção de Deus e cada conquista que tem é sinal concreto do amor Dele por você e por sua fé!
Acredito que hoje, aos 33 anos e resumindo para você Laís, de 23 anos, chego a conclusão de que você foi e é muito feliz! E continuaremos assim se Deus nos permitir!
Ainda temos muito chão pela frente... ainda temos muito que viver e agradecer a Deus! 
Só não quero te deixar para trás... Daqui para a frente seguiremos de mãos dadas rumo ao futuro que só a Deus pertence, mas com a certeza de que viveremos intensamente e felizes como sempre vivemos! 

Com muito amor, 

Laís Fernandes, 33 anos.